MEI, pode ser um empreendedor digital?

Sim, se essa é sua dúvida, ela já está respondida. O MEI (Microempreendedor Individual) pode ser um empreendedor digital. O MEI é uma categoria jurídica criada para formalizar pequenos negócios e empreendedores individuais. Uma das atividades permitidas para o MEI é a de comércio eletrônico, que inclui a venda de produtos e serviços pela internet, o que facilita bastante a vida de quem está começando a empreender e não ter gastos absurdos com tributação.
O empreendedor digital pode desenvolver diversos tipos de negócios online, como lojas virtuais, plataformas de cursos online, blogs, sites de notícias, entre outros. Para se tornar um MEI, o empreendedor deve se cadastrar no Portal do Empreendedor e seguir as orientações para formalização do negócio.
É importante lembrar que, como qualquer outro negócio, o empreendedor digital precisa cumprir com as obrigações fiscais e tributárias. O MEI, por exemplo, está sujeito ao pagamento mensal de um valor fixo de imposto, que varia conforme a atividade exercida. Além disso, é necessário emitir notas fiscais e manter um controle financeiro adequado do negócio. Não se esqueça de que apesar de ser desobrigado por lei ter contabilidade, é importante ter uma assessoria, até mesmo para escalonar seu negócio digital. Lembrando que a Receita Federal (https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2022/CV166_22) está de olho no seu faturamento.

Autor: Valdirene Ramos

CEO: Continnov Contabilidade Digital

Data 09/03/2023